segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Lisistrata

A peça escrita por Aristófanes foi apresentada 411 a. C. na verdade foi uma tentativa de acabar com uma greve de verdade embora Lisístrata seja considerada uma de suas comédias mais silenciosa pela sua elevação dos sentimentos que animam a heroína e pela nobreza das atenções se caracterizava por traduzir de forma crítica a realidade social, cultural, política e religiosa da sociedade no período clássico, construiu suas obras defendendo os valores conservadores e direcionando a política, as tragédias, aos sofistas e as próprias mulheres.
Sabendo que quando se trata de Sexualidade independente da época que se trata o interesse é igual, podemos avaliar o desenrolar das relações entre sexo ao longo de toda história em qualquer cultura. As mulheres tornaram-se sujeitos de conhecimento numa época em que existia uma grande diferenciação entre os sexos. A peça apresentada nos últimos anos da Guerra do Peloponeso, em que Atenas vivia uma situação crítica e a comédia trazia um apelo pela paz apresentada de forma cômica. Nesta obra, vários recursos cômicos foram utilizados pelo autor, apresentando situações ridículas. Nela, atenienses e espartanos estão envolvidos na Guerra do Peloponeso e as mulheres já estavam cansadas de sofrer pela distância e perda de seus maridos nos campos de batalhas.
Apesar da defesa dos guerreiros, a peça permeia entre jogos de sedução e
disputas pelas quais acaba vencendo a sabedoria feminina. Lisístrata fez com que todas as mulheres ficassem convencidas de que a pátria precisava do apoio de todas e se elas se unissem com certeza o destino do país estava em suas mãos e que só conseguiriam agir contra os homens com o que elas consideravam mais importante a sedução sendo assim resolveram fazer uma greve de sexo em apelo para o fim da guerra e consequentemente a paz entre Atenas e Esparta.
Uma das grandes preocupações de Lisístrata era que as mulheres sofriam duplamente com a guerra, sendo que o natural seria experimentar os prazeres da vida e aproveitar a juventude com seus maridos e ficavam em casa sozinhas, muitas ficavam também sem seus filhos e quem sofria mais era as mulheres solteiras que elas envelheciam solitárias em seus quartos, porque os homens por mais velhos que estivessem quando chegavam da guerra logo arrumavam uns brotinhos e se casavam.
A obra é bastante divertida, composta de personagens decididos e indecisos, no desenrolar da comédia percebemos a composição de ironias, persistências, desesperos, indignação. A Estrutura da comédia se baseia em:
Parte inicial ( cena cotidiana), Parábase (meio da comédia), Agon ( cena de debates), Esquetes (cenas episódicas), Final Festivo.
Podemos observar que Aristófanes criou uma comédia baseada no que não pudesse acontecer na realidade jamais as mulheres poderiam interferir nas atitudes dos homens não tinham permissão para isso então podemos dizer que se trata de uma peça cômica e diante de sua imaginação aproveitou para torna-la absurda. Essas percepções são importantes para não confundimos as questões “absurdas” que o autor elaborou na dramaticidade, e a questão real que era a critica a sociedade da época, principalmente a guerra. Pois, o que o autor realmente considera absurdo é a guerra, A comédia não deixa de ser divertida mais muito de faz de conta, apesar de estar vivendo em uma guerra através das tragédias enfim surgiu uma comédia para distrair os pobres coitados que sofriam com uma guerra que durava mais de 20 anos, com certeza a peça fez muito sucesso isso significa que realmente conseguiu chamar a atenção de todos.
Nessa peça Aristófanes não valoriza as mulheres o que ele queria mesmo é por fim a guerra, mesmo tendo uma mulher como protagonista da peça ele deixa bem claro que o interesse das mulheres era somente a aparência em várias falas da peça ele demonstra a sua visão das mulheres como inferiores, e consegue criticar também os homens do governo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário